Main menu

Mamografia Digital

É um exame de raios X, assim como a Mamografia convencional, que permite uma visualização detalhada da mama. É usada como ferramenta para detecção precoce do câncer de mama em mulheres assintomáticas e as que já possuem sintomas da doença.

A Mamografia deve ser realizada anualmente em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Mulheres com casos de câncer na família podem realizar a mamografia a partir dos 35 anos ou antes. Quando houver alguma alteração nos resultados, o médico responsável poderá requisitar mais exames para avaliação complementar.

Na realização do exame é feita a compressão da mama para melhor aquisição das imagens e redução da dose de radiação. A eficácia do rastreamento mamográfico foi comprovada pela redução da mortalidade por câncer de mama em 20% a 30% em mulheres acima de 50 anos.

Contudo, a Mamografia, assim como outros exames, tem suas limitações, e o risco de "falhas" aumenta em casos de mamas densas, fator hereditário e implantes mamários. Nestes casos são necessários exames como a Ecografia ou Ressonância das mamas.